Quais são as tecnologias que contemplam os alinhadores ortodônticos?

Nos últimos tempos, uma tendência muito significativa e importante na área da ortodontia surgiu e está conquistando cada vez mais espaço no ramo. Trata-se dos alinhadores ortodônticos, opções vantajosas e diferentes que podem substituir os aparelhos fixos em alguns casos específicos. Além de serem alternativas que se diferenciam pelo lado estético e também por conta do conforto que promovem, esses aparelhos são totalmente planejados via tecnologias inovadoras e diferenciadas.

Diferenças entre o Invisalign e o Alinhador Nacional - VS Ortodontia

Fonte: Google

Tecnologias dos alinhadores ortodônticos

Para começar, um ponto importante e muito tecnológico está a favor dos alinhadores ortodônticos: essas soluções para falta de alinhamento nos dentes, dentes encavalados e separados ou até mesmo má inclusão que são menos invasivas e melhores esteticamente, são projetadas no computador. São placas de acetato transparentes, e se adequam a boca de cada paciente sem serem extremamente visíveis ou sem incomodarem na hora da escovação e do uso do fio dental.

Esses alinhadores, portanto, são planejados de forma virtual, através de uma ferramenta chamada Setup Virtual. O profissional ortodontista precisa utilizar um software para simular todos os movimentos que serão necessários durante o tratamento. Dessa maneira, o escaneamento intraoral realizado e as digitalizações dos modelos de gesso executados pelo dentista conseguem “prever” quantos alinhadores serão necessários durante o processo – pois eles são trocados conforme as necessidades apresentadas pelo indivíduo que utiliza as placas.

Depois dessa questão, o dentista realiza a confecção de um protótipo de cada modelo que vai ser utilizado durante o período do tratamento. Essas projeções e elaboração antes mesmo do uso de cada placa faz com que o paciente possa, de alguma forma, ter uma ideia de como será o desenvolvimento do tratamento escolhido, conseguindo ter uma noção muito significativa de como seu sorriso ficará antes mesmo de iniciar o uso das placas.

É sabido desde o início pelo profissional, portanto, quantos alinhadores são necessários para que o tratamento seja finalizado com êxito e de forma adequada. Além disso, essas informações obtidas antes do início do processo podem ser muito úteis para o paciente, que acompanha de perto todas as evoluções promovidas pelos alinhadores, já tendo em mente quais são os próximos passos. Essas são vantagens disponibilizadas por essa nova forma de pensar os procedimentos ortodônticos, já que não é possível obter determinados benefícios com o uso de aparelhos convencionais fixos. 

Saiba como funcionam os alinhadores invisíveis

Fonte: Google

Se você é um ortodontista e possui experiência e conhecimento na área e, de alguma forma, acha que a tecnologia que o curso de alinhadores ortodônticos disponibilizam seria útil no seu consultório e uma opção válida para seus pacientes, não perca tempo. A Smile Cursos, em Niterói, no Rio de Janeiro, está promovendo um curso completo, com direito a aulas teóricas e práticas que se complementam, para que você se torne um profissional ainda mais completo e que contempla todas as necessidades das pessoas que buscam pelos seus serviços.